Agosto Dourado – A Importância do Aleitamento Materno

Agosto é conhecido como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno para bebês e crianças. Além de ser uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. O objetivo da campanha é incentivar o aleitamento materno e também destacar os bancos de leite, visto a necessidade de mais doações de outras mães para que esses locais fiquem abastecidos e possam ajudar mais bebês, em especial, os prematuros.

 

Como surgiu?

A campanha teve início em um encontro na cidade de Nova Iorque em 1991, entre Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta reunião teve como objetivo acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento relacionado a amamentação) e elaborar ações a nível mundial para conscientizar sobre a causa. No começo, pensava-se em apenas um dia apara celebrar a data, no entanto, passou a ser uma semana dedicada para o tema. A partir daí, surge a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que acontece entre 1 e 7 de agosto em muitos países.

 

Quais são os objetivos e a sua importância?

Os objetivos da campanha são para alertar as pessoas de que amamentar é um ato natural e de amor. A mãe alimenta seu filho e ao mesmo tempo, o protege de doenças e estreitar laços com ele. O movimento também viabiliza ações para promover a causa e ainda destacar a importância das doações aos bancos de leite, já que demonstra a necessidade de mais doações de outras mães para que esses locais fiquem abastecidos e possam ajudar mais bebês, principalmente os prematuros. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), crianças e jovens que foram amamentados quando bebês tem menos chances de desenvolverem obesidade, estão também mais protegidos contra problemas respiratórios e alergias. Resumindo, o Agosto Dourado é uma campanha importante para a conscientização sobre a necessidade do aleitamento materno.