Mamografia – A importância deste exame

A mamografia é um exame radiológico das mamas realizado com uma baixa dose de radiação, que tem a função de produzir imagens que ofereçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas e é indispensável para mulheres a partir de uma certa idade, a fim de prevenir de doenças. A mamografia é utilizada tanto como um exame de rastreamento para detectar câncer de mama precoce em mulheres que não apresentam sinais ou sintomas de patologia mamária, quanto para diagnosticar uma patologia em mulheres com nódulos, dor ou secreção mamilar.

A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem-sucedido. Nas mamografias de rastreamento geralmente são obtidas imagens de cada mama em dois ângulos diferentes. A mamografia também é usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Neste caso, a mamografia é considerada diagnóstica e pode incluir a obtenção de imagens adicionais.

A detecção precoce e o diagnóstico preciso desempenham um papel crucial na triagem mamografica. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso ter um fluxo de trabalho padronizado e imagens de alta qualidade. Por isso, contamos com equipamentos que possuem tecnologia de ponta criado para melhorar a triagem e diagnósticos diários.