Novembro Azul: Conheça um pouco sobre a origem deste movimento

O mês de novembro é conhecido como Novembro Azul, pois tem como objetivo incentivar que os homens tenham o hábito de consultar um médico e realizarem exames preventivos, principalmente na prevenção do câncer de próstata. Sendo este o segundo mais comum entre os homens brasileiros e que ocorre geralmente a partir dos 65 anos. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Na fase inicial, a doença tem uma evolução silenciosa e em sua fase avançada, pode causar dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal. O diagnóstico precoce do câncer possibilita encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. Os exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático especifico). Contudo, nenhum dos dois exames são 100% precisos, por isso são necessários exames complementares e principalmente a consulta com um urologista, médico.

Você sabia que o movimento Novembro Azul teve origem na Austrália? Sim, aliás, ele também é conhecido como Movember. Um movimento que surgiu no ano de 2003 por dois amigos que resolveram convencer seus amigos a deixar os bigodes crescer, depois de conversarem sobre a intenção de trazer esse estilo de volta. Após eles se inspirarem pela mãe de um amigo que estava arrecadando dinheiro para o câncer de mama, decidiram fazer uma campanha voltada a saúde do homem e câncer de próstata. Para isso eles criaram as regras do Movember e concordaram em cobrar dez dólares para cultivar um bigode. Depois eles enviaram um e-mail para 30 homens dispostos a aceitar o desafio, e os desafiados deixaram crescer o bigode com tanto entusiasmo que em 2004 foi tomada a decisão de formalizar o conceito e fazer com que todos os participantes crescessem por uma causa, chamada de Movember, junção das palavras Moustache (bigode) e November (novembro).

Desde a sua criação, o movimento continua a crescer em um ritmo extraordinário, e hoje já é uma campanha oficial em mais de 20 países. Ao longo, o foco se estendeu além do câncer de próstata, câncer testicular, saúde mental e inatividade física. O movember trabalha em prol da sua visão, que é ter um impacto duradouro na saúde dos homens. No Brasil, o Movember também é chamado de Novembro Azul, e assim como no Outubro Rosa, vários prédios públicos e monumentos são iluminados com a cor azul, referente a campanha.