Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio X, além de não expor o paciente à radiação.

O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente. O ecocardiograma também pode ser utilizado como parte de um teste de esforço ou em conjunto com o eletrocardiograma.

O exame de ecocardiograma é amplamente utilizado para a detecção e monitoramento de doenças cardíacas como coágulos, problemas na aorta, tumores intracardíacos, e também para acompanhar o funcionamento do coração durante cirurgias. Portanto, é indispensável para aumentar a qualidade de vida das pessoas portadoras de cardiopatias.

Por não utilizar radiação, pode ser realizado em crianças e em situações nas quais a gestante apresenta complicações como hipertensão, diabetes ou até quando o bebê tem redução dos batimentos cardíacos.